Materia Medica

Evento Vithoulkas Brasil 2020

90658251_10158134309380909_2231721627555463168_o

 

Evento Vithoulkas Brasil 2020

21 e 22 de Março de 2020

Also available in 

Para iniciar a formação em Homeopatia Clássica dos alunos do Brasil, o primeiro webinário internacional foi planejado com dois dias de uma intensa experiência de aprendizado.

O webinário começou com um vídeo maravilhoso sobre o curso E-learning da IACH, um curso considerado como o mais rigoroso e eficiente programa de formação em homeopatia clássica; um curso que é acreditado por muitas universidades médicas ao redor do mundo. Isto deu o tom para o profundo aprendizado científico destes dois dias.

A primeira palestra foi da Dra. Seema Mahesh, chefe de pesquisa da IACH, que explicou a necessidade de uma medicina baseada em evidencias, na homeopatia. O mundo médico convencional está ridicularizando a homeopatia por ausência de evidencias, embora, na verdade, não haja falta de evidencias, mas, sim, falta de estruturação no método com o qual essas evidencias são coletadas/investigadas/apresentadas. Sua fala incitou os participantes a pensar nas linhas de documentação dos casos, da maneira correta, e a como mudar o panorama geral da pesquisa homeopática no mundo atual.

Seguiu-se com uma demonstração de casos de Dengue, pelo Dr. Mahesh Mallappa, professor da IACH.  Há muitos mitos entorno de doenças epidêmicas na homeopatia, e sua explicação contribuiu muito para esclarecê-los. Ele mostrou as possibilidades da homeopatia, mesmo em casos severos de Dengue, onde as plaquetas estavam muito baixas e os outros indicadores estavam terríveis. Ele demonstrou que a ideia por detrás de tais casos é a individualização, e que remédios generalizados não funcionam.

O dia seguinte começou com um conceito muito importante, formado pelo prof. George Vithoulkas, baseado em sua abastada prática clínica – Os Níveis de Saúde. Essa sessão foi lecionada pela Dra. Seema Mahesh, que explicou as ideias básicas desta teoria e sua aplicação clínica. Os “Níveis de Saúde” são um conceito extremamente prático, que irá clarear a compreensão do homeopata sobre um determinado caso, para que ele possa prescrever e interpretar os resultados com precisão.

Dr. Mahesh deu sequência a esta sessão com um caso complexo de epilepsia, que ilustrou as análises necessárias em casos como este e, através dos acompanhamentos, expôs as mudanças de níveis. Na homeopatia, a mera remoção dos sintomas, nas doenças crônicas, não pode ser considerada como cura. Nós precisamos ver comprovações da cura, como a mudança do nível de saúde para um nível mais alto, mais saudável. Este caso exemplificou tal mudança, para o aprendizado de todos os participantes.

Em seguida, veio o momento mais esperado por todos – a sessão com o Prof. Vithoulkas. Ele respondeu às entusiásticas questões da atualidade, com relação ao COVID-19, e às possibilidades homeopáticas nesta pandemia. Os participantes não queriam que a sessão acabasse nunca, tamanha a sabedoria e o aprendizado que recebiam. Haviam muitas outras questões que eles gostariam de perguntar, mas o tempo não estava a favor deles. O dia terminou com um sentimento de realização e expectativa para mais webinários e oportunidades de aprendizado como estas, para os homeopatas brasileiros, no futuro.

Após a sessão impactante do Professor Vithoulkas, Betânia Tristão fez uma breve apresentação sobre os cursos online, os seminários em Alonissos, e sobre os livros, e falou sobre a oferta promocional da IACH para todos os participantes. Ao final da apresentação, Betânia disponibilizou-se para esclarecer dúvidas.

O evento contou com a participação de médicos, veterinários, homeopatas, psicólogos, agrônomos e biólogos.

Este evento foi realizado pela Homeosapiens, com todo suporte da Academia Internacional de Homeopatia Clássica.

Novos eventos virão, em breve!

 

COMENTÁRIOS DO EVENTO VITHOULKAS BRASIL – 2020


Excelente evento. refletirmos, refletirmos

Professores simpáticos, seguros e competentes.

Muita informação útil nos foi passada. Homeopatia pura para refletirmos e nos manter no caminho certo.

Parabéns e muito obrigado. 

P. R.S.C. 

———-

Olá Betânia, Maria e equipe da IACH.

Primeiramente eu quero agradecer pelo trabalho de vocês, eu imagino o quanto há de estudo e esforço por trás, para que nós possamos sentar e desfrutar de tanto conhecimento, com tanta qualidade! 

Meu nome é L.S. Este foi meu primeiro webnário com vocês. Fiquei muito satisfeita com a qualidade das palestras dos Doutores Seema e Mahesh e assistir ao Professor Vithoulkas ao vivo foi incrível (tive que registrar o momento!), estou desde dezembro batalhando para ser aluna dele!

Fiquei especialmente feliz pela franqueza do Professor ao falar o que ele realmente acredita que está acontecendo. Entre muitas dúvidas, eu ainda não consegui entender porque ou em que sentido mudaria a teoria dos Níveis de Saúde.

L.S.

————

Inicialmente quero expressar gratidão por terem realizado esse webinario.

Achei muito bom poder participar e pelo visto quem participou gostou.

Penso que podemos ter outros com temas específicos. Ex: casos com estudo das rubricas do repertório e sua valorização.

Um abraço 

H.G.

—–

Olá sou P.R. e gostaria de dizer que achei excelente nosso. webinario!

Muito  esclarecedor com temas muito importantes da homeopatia principalmente na atualidade!

AO DR. Mahesh e a Dra Seema  muito obrigada por todos os esclarecimentos de estudo e práticas e comprovações!

AO querido Mestre professor Vithoulkas com suas sábias palavras de conhecimentos junto a homeopatia é principalmente sua explanação sobre essa grande pandemia que afeta o mundo…muito obrigada!

Agradeço a homeosapiens e aproveito para parabenizar pela iniciativa e sucesso do webinario. 

As queridas tradutoras Nathália e 

 Juliana que foram de grande auxílio neste curso. 

Muito obrigada Maria Choroniapoulou pela oportunidade ….foi excelente!!

O meu carinho à Academia Internacional de Homeopatia Clássica de Alonissos!

P.R.